Carrinho vazio
Carrinho vazio
Inteligência Competitiva
Local:
Espaço Britannia
Data:
Próximo mês
Instrutor:
Claudio Starec

Descubra como monitorar seu mercado para identificar oportunidades de negócio e evitar ameaças competitivas.
Investimento: R$ 950,00

Descrição e Objetivos do Curso:

O curso de extensão de Inteligência Competitiva tem como objetivo apresentar o atual cenário socioeconômico e seu impacto nas decisões mercadológicas e organizacionais, bem como as principais mudanças e os novos paradigmas da organização moderna. Espera-se reunir e integrar pessoas que exerçam atividades de Inteligência Competitiva, profissionais da informação, administradores de empresa, planejadores e gestores do nível estratégico e tático das organizações, para proporcionar-lhes atualização permanente e integração com o mercado.

Carga Horária: 12 Horas

Local: Espaço Britannia

Endereço: Rua Rodolfo Amoedo 333 - Barra da Tijuca
Rio de janeiro | Cep: 22620-350
TEL +55 (21) 3197-6168

Público alvo:

Profissionais empenhados em desenvolver-se de forma integrada e multidisciplinar e que vêem nos conhecimentos de administração e de gestão de negócios um conjunto de competências essenciais.
Profissionais que aspirem a cargos executivos no mercado de trabalho ou em suas empresas e que demandem conhecimentos de Mercado, Comunicação, Marketing, Planejamento, e Estratégia. O curso se destina também a profissionais das áreas de Finanças, Marketing, Logística. Administração, Economia, Comunicação Social, Biblioteconomia, Militar, e a Profissionais da Informação, Profissionais de marketing, enfim, o curso foi planejado para todos aqueles interessados em atuar na gestão estratégica da Informação focada na Inteligência Competitiva que acreditam que a Inteligência suporta o processo de tomada de decisão nas organizações públicas ou privadas é uma característica indispensável para quem deseja se destacar e vencer no mundo dos negócios.

Após o curso o participante estará apto para:

  • Identificar as barreiras no fluxo de informação nas organizações
  • Otimizar o processo de comunicação estratégica da informação
  • Gerenciar as informações estratégicas e prioritárias
  • Entender o ciclo de inteligência
  • Monitorar o mercado e o ambiente de negócio
  • Conhecer as principais ferramentas da Inteligência Competitiva
  • Identificar informações relevantes para a tomada de decisão

Benefícios para participar:

  • Ampliar a percepção sobre a gestão estratégica da informação e seu impacto no processo de tomada de decisão.
  • Reforçar a necessidade de recuperar boas informações que possibilitem boas decisões.
  • Aplicar as principais técnicas de Inteligência Competitiva
  • Identificar informações relevantes.
  • Desenvolver um sistema de inteligência competitiva
  • Aplicar as principais ferramentas de IC


Metodologia:

Além da exposição da uma base conceitual, o aprendizado é intensificado através combinação de várias abordagens de educação corporativa como dinâmicas vivenciais, vídeos, exercícios aplicados, textos, debate e casos de estudo. Além de favorecer o aprofundamento e retenção de conhecimentos, a metodologia aplicada cria uma dinâmica que favorece a reflexão de cada tema abordado.


Ementa:

Cenários competitivos. Cenários, perspectivas e desafios da Inteligência Competitiva nas organizações. As barreiras da comunicação da informação no processo de tomada de decisão. Gestão da Informação e Estratégia Gestão da Informação e Estratégia Empresarial. A Construção de um sistema de IC e o Ciclo da Inteligência competitiva. Inteligência competitiva na prática Ferramentas de análise ambiental. Recursos Humanos envolvidos Comunicação estratégica no processo de IC


Programa:

Unidade I – Serviço de inteligência empresarial
O panorama da Inteligência Competitiva nas organizações
Ambiente de negócios e Conceitos de Inteligência Competitiva

Unidade II – O gerenciamento estratégico da informação
Planejamento estratégico da informação; Os cenários da gestão da informação estratégica; A hierarquia da informação e o Diagnóstico Informacional. A Comunicação da informação. As barreiras ao fluxo informacional. A Mandala da Informação.

Unidade III – Construindo um Sistema de Inteligência Competitiva
O ciclo da inteligência; Fatores críticos de sucesso; Identificação de necessidades de informação; coleta dos dados; análise da informação disseminação seletiva da informação e avaliação. As ferramentas de avaliação e Recursos Humanos envolvidos.

Instrutor:

Claudio Starec
Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Doutor em Ciência da Informação pela UFF/IBICT e Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Especialista em Marketing (FGV) e em Inteligência Competitiva (UFRJ/Univ. Marseile III). Na Unigranrio foi Diretor regional, comercial e de novos negócios; no Senac Rio, ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Tecnologia, e o de gerente geral de produtos educacionais; e na Estácio de Sá, foi diretor de Marketing e de campi. Professor dos programas de pós-graduação MBA da ESPM, Ibmec-RJ e FGV, atua na área de ensino desde 1996. É organizador e autor dos livros: Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva (Ed. Saraiva, 2005); Educação Corporativa em Xeque – até que ponto treinamento é um bom negócio para as organizações? (Ed. Senac, 2011). Como consultor de empresas, possui 25 anos de experiência profissional nas áreas marketing, vendas, comunicação, planejamento, inteligência competitiva e estratégia de negócios. Entre as empresas que prestou consultoria, nos últimos 5 anos se destacam: Lafarge, Concremat, Light, Cemig, Petrobras, Rede Globo, Banco do Brasil, ROLLS-ROYCE, Michelin, Laboratórios Abbot e Servier, Grupo Farmoquímica, Oi, Tim, Drograrias Pacheco, L'Oreal, Mil Marcas internacionais, SESC RJ, BB Turismo, Osklen, Blueman, DNV e Grupo Technos. É CEO, palestrante e consultor sênior da Comunicare.

Opiniões

Ainda não há opiniões para este produto.